Piscina orgânica em Ribeirão Preto
Tudo em arquitetura começa com um desejo, que se transforma em um projeto, que após sua construção se torna realidade. Aqui o desejo da proprietária era fazer uma piscina em uma parte do jardim, mantendo todas as árvores e em harmonia com sua casa de inspiração toscana.
Por se tratar de uma piscina em formato orgânico, muitas das definições finais se deram a partir do olhar e da experiência da paisagista e proprietária Marley de Oliveira Freitas. Iniciamos este projeto com um desenho mais geometrizado de uma piscina que começava com uma jacuzzi interna e terminava com uma borda infinita voltada para o muro de eucaliptos. O desenho inicial serviu para definir o formato geral, a posição e os níveis da piscina. No decorrer da obra, foram sendo feitas algumas modificações in loco no terreno pela própria paisagista que tornaram a implantação perfeitamente harmoniosa com o jardim existente e com o declive natural do terreno. Os novos contornos elaborados pela paisagista Marley conferiram charme e personalidade únicos para este novo espaço.
A piscina foi toda construída em alvenaria armada e revestida com pastilhas. O piso externo e a parede externa da queda d’água foram revestidos com seixos rolados, colocados um a um por uma equipe especializada. A escada que contorna a piscina bem como as curvas do piso externo foram todos definidos in loco pela paisagista, que acompanhou a instalação de cada pedra de seu revestimento. O resultado foi uma linda e personalíssima piscina toscana.
Projeto inicial e técnico: Cecília Mesquita Arquitetura e Acqua Mundi Piscinas
Projeto final, paisagismo e gerenciamento de obra: Marley de Oliveira Freitas
Ano de projeto e obra: 2021